Avançar para o conteúdo principal

Cultura Popular Portuguesa

A leitura em voz alta melhora a nossa capacidade de comunicação e torna a técnica de ler mais eficaz. Ler em voz alta é também uma forma de transmitir o gosto pela leitura às gerações mais novas. Escutar uma leitura em voz alta aumenta a concentração e a atenção.

Em tempos idos, muitas pessoas não sabiam ler, no entanto, a oralidade não era menos importante do que é atualmente, muito pelo contrário. Muitos contos, tradições e valores eram ensinados às crianças oralmente.

Aprendemos muito do que sabemos porque ouvimos alguém a ler ou a contar. Entrou pelos nossos ouvidos e ficou na nossa cabeça e até no nosso coração. Daí achamos que faz todo o sentido festejar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta com o tema: Cultura Popular Portuguesa.

Embora o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta seja a 1 de fevereiro, devido às interrupções letivas, no nosso Agrupamento foi celebrado na noite de 27 de fevereiro, pelos adultos em Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e os formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA), trazidos pelas suas formadoras, Susana Araújo e Esperança Martins respectivamente, ambas da área de competência-chave de Cultura, Língua e Comunicação.

Nesta festa houve de tudo: leituras de contos tradicionais previamente pesquisados pelos adultos, um jogo de expressões bem portuguesas (expressões idiomáticas),  a poesia de António Aleixo, Cante e Fado na mesma canção, livros que entraram para os telemóveis, provérbios que se transformaram em conselhos de segurança informática e palavras que se transformaram numa nuvem!

A biblioteca é um espaço de vivo, onde cabem todos os tipos de cultura! 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Cultural do Agrupamento de Escolas de Carvalhos "Transformar pela Arte"

 No dia 24 de abril de 2024, comemorou-se o Dia Mundial das Artes em todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Carvalhos, subordinado ao tema "Transformar pela Arte".  As atividades dinamizadas foram diversas e os alunos mostraram muito interesse e empenho nas mesmas. Podem-se encontrar fotos e vídeos deste dia no padlet, que se encontra no seguinte link: https://padlet.com/pna6/transformar-pela-arte-zo8r3awbz3jmdd2y

A minha liberdade é de todos

  Com a orientação do prof. Abílio Luzia, na disciplina de Educação Visual, os alunos do 5º A e 5º E, representaram o nosso Agrupamento de Escolas (no ano letivo 2023/2024) , através da participação no projeto da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, em parceria com o Gerador, denominado de “a minha liberdade é de todos”. Apenas com um lápis azul, os discentes conceberam um protótipo de azulejo, subordinado ao tema, que posteriormente ficou alojado num mural virtual, disponível para consulta na internet ( https://gerador.eu/aminhaliberdadeedetodos-50anos25abril/#pesquisa ).

Concerto Partilhado "Liberdade e outras Músicas"

  No dia 13 de junho de 2024, realizou-se o  Concerto Partilhado com o tema "Liberdade e outras Músicas", com a participação de alunos: do Agrupamento  de Escolas de Carvalhos, do Agrupamento de Escolas de Canelas e da Escola de Música de Perosinho. O Concerto, iniciativa que se insere no Projeto Cultural de Escola do AEC, teve uma boa participação  dos alunos e uma adesão forte da comunidade educativa em geral, que assistiu ao mesmo.